quarta-feira, abril 25, 2012

Por que não se fala nisto?

Costuma dizer-se "nas costas dos outros podemos ver as nossas".
.
Uma proposta de valor que passa pelo preço mais baixo não é a minha preferida. Contudo, trata-se de uma opção perfeitamente honesta.
.
Assim, escapa-me, por que é que poucas ou nenhumas vozes alertam para esta oportunidade:
  • "Trabalhadores portugueses são os quartos mais baratos da zona euro"
  • "Portugal entre os países da Zona Euro com custos de trabalho mais baixos"
  • "Outros fatores também terão um impacto sobre o aprovisionamento e as decisões da cadeia de fornecimento, incluindo fatores de tempo, à medida que as exigências do “fast fashion” racionalizam revolucionam o modelo tradicional de até um ano entre a pesquisa de produto e a colocação à venda para os consumidores.

  • Em particular, o relatório descreve como este processo tem evoluído através de uma versão do modelo de fornecimento “just-in-time” e do modelo Zara, através do qual a empresa de vestuário espanhola afirma ser capaz de colocar um novo produto no mercado em apenas oito semanas." (aqui) (Moi ici: Aqui a proposta de valor não é o preço, é a rapidez, a flexibilidade, a novidade, é o fim do modelo que acaba na época de saldos)
Quando, entretanto, temos:
  • "China offshores manufacturing to the U.S."
  • "More Than a Third of Large Manufacturers Consider Reshoring from China to the U.S."
  • "Pequim está a cumprir promessas antigas de redirecionar a sua economia para o crescimento interno em vez das exportações. Isso irá envolver um duro princípio base do capitalismo: destruição criativa. As empresas que não se adaptarem irão falhar. ... As novas encomendas para exportação no negócio de Chen caíram este ano 30% a 40% até agora em comparação com o ano anterior. Os salários mensais dos trabalhadores, por outro lado, subiram 10% a 20%, a somar aos 40% a 50% já registados no ano passado." (aqui)
  • "Pela primeira vez em 40 anos há mais mexicanos a sair dos EUA do que a entrar" (O artigo nem por uma vez avança com o factor "crescimento da economia mexicana" que está a criar empregos e mais empregos (espera-se que no final de 2012 a economia mexicana cumpra 3 anos seguidos de crescimento médio de 4,5%. O México está a captar muito investimento que está a sair da China, as "maquiladoras" estão de volta em grande")
Sendo mauzinho arrisco escrever, sem informação suficiente que suporte o que escrevo, o governo devia estar mais atento ao que pode atrair empresas deste tipo a Portugal, porque não são só os engenheiros que precisam de um call-center para trabalhar, há muito não-licenciado, e muito ex-trabalhador da construção civil que também precisa.


4 comentários:

Anónimo disse...

http://www.oje.pt/noticias/economia/investimento-externo-na-china-diminui-238-ate-abril

CCz disse...

Dow CEO: US Has 'Historic Chance' to Drive Manufacturing Renaissance

http://ht.ly/hDSrm

CCz disse...

MIT group releases re-shoring report

http://web.mit.edu/newsoffice/2013/mit-forum-releases-reshoring-report.html

CCz disse...

http://balancedscorecard.blogspot.pt/2012/04/por-que-nao-se-fala-nisto.html