domingo, abril 15, 2012

Pedido de ajuda

A propósito deste título "Carlos Costa: flexibilidade dos salários está a reforçar competitividade externa", gostava de pedir a ajuda a quem passa por este espaço.
.
Conseguem identificar um caso em que uma empresa tenha aumentado as suas exportações à custa de "flexibilidade táctica salarial"?
.
Se conhecerem algum caso agradecia que o listassem nos comentários, mesmo sem nomear a empresa, basta referir o sector.
.
Obrigado.

3 comentários:

Jonh disse...

Caro Carlos,

Eu não digo que seja este o caminho; se ainda estivesse na flexibilidade laboral em vez de flexibilidade salarial.

No entanto, vivo perto de uma zona da indústria do calçado (Felgueiras) e conheço empresas de calçado que já disseram aos funcionários que a partir de agora as horas extra são pagas sem qualquer majoração; o contabilista da empresa olhou para as contas e disse que era necessário cortar. Eu penso que há por aqui algum aproveitamento espontâneo.

CCz disse...

Obrigado pela ajuda John,

No entanto, acho estranho. Contacto com empresas de calçado desde 2008/2009 e já nessa altura se praticava a bolsa de horas. É comum folgas e "férias" em Janeiro e Fevereiro, a compensar depois, nos meses fortes com mais uma ou duas horas diárias sem direito a pagamento extra. Esse contabilista anda a dormir ... ;-)

Jonh disse...

Sim, claro que a bolsa de horas é excelente e faz todo o sentido em algumas indústrias como a do calçado - sei que estas alturas de janeiro, fevereiro e meraço são épocas tipicamente com poucas encomendas.

Relativamente ao corte no valor das horas extra, é verdade. A culpa até pode nem ser do contabilista. Se calhar o contabilista trata dos números que lhe chegam. Não será o caso mais coumum nas empresas do calçado, até porque exportam e muitas vezes têm de faturar, mas sabemos que há setores e empresas que não faturam. Neste casos, os contabilistas relatam o que está escancarado nos números existentes.