domingo, fevereiro 12, 2012

A criação de emprego pelo Ministério da Economia

"O presidente da Cáritas Portuguesa está preocupado com a falta de investimento na criação de emprego.
...
Para Eugénio da Fonseca não faz sentido que o Ministério da Solidariedade Social ponha em marcha medidas de apoio aos mais carenciados se o Ministério da Economia não investe na criação de emprego.
...
O presidente da Cáritas pede por isso ao Executivo que combata a economia paralela e que não deixe fechar as instituições que lutam com dificuldades."
.
Muita gente crê que o período de austeridade que vivemos é como tapar o nariz com os dedos de uma mão e mergulhar debaixo de água e esperar, esperar, esperar, e aguentar, aguentar, aguentar...
.
Até o líder parlamentar do PSD partilha desta imagem. Por mais de uma vez o apanhei a afirmar algo do género:
.
"Agora temos de arrumar a casa. Depois, com a casa arrumada iremos à economia."
.
Não penso assim!
.
Não vejo a austeridade como um período para aguentar. Nem espero que um governo, após a austeridade, estimule ou dinamize a economia.
.
A austeridade é que muda a economia!!!
.
A austeridade é um período de mudança, um período de transformação. Não andamos todos há demasiados anos a dizer que a economia precisa de ser mais produtiva? 
.
O presidente da Cáritas acha que tem de ser o Ministério da Economia a investir na criação de emprego. Pois foi esse pensamento que nos trouxe até aqui! O pensamento de que o Estado e os políticos sabem o que é melhor para nós e para a economia, o truque de insuflar, ainda que esqueleticamente, o PIB à custa de gastos em betão e outras histórias, travestidos de "investimento" mas com retorno negativo.
.
À medida que a austeridade avança e se aguenta, as empresas que viviam de uma bolha insustentável, assente nos gastos do Estado mas sem qualquer efeito reprodutivo na economia, têm uma de duas opções: ou mudam ou fecham.
.
Muitas empresas têm de reduzir os seus quadros de pessoal porque o mercado ficou mais pequeno. Muitas empresas fecham, e ao fecharem, os seus recursos humanos e de capital ficam disponíveis para serem aplicados em novos desafios mais sustentáveis. A mudança não é imediata, leva o seu tempo, tudo o que o Ministério da Economia pode fazer é derrubar as barreiras à entrada de novos actores.
.
Querer minimizar o impacte destas opções, criando emprego (insustentável) à custa de dinheiro que o Estado não tem, é deitar por terra todo o esforço de transformação em curso.
.
.
BTW, acabar com a economia paralela é empurrar mais gente para a miséria.

Sem comentários: