sexta-feira, dezembro 16, 2011

O poder dos anónimos

"Que milhões de girassóis floresçam!"
.
Para mostrar, mais uma vez, o poder dos anónimos, daqueles que não são premiados com PINs, daqueles que não aparecem nos media:
.
"As 500 maiores empresas exportadoras sediadas em Portugal conseguiram vender para os mercados internacionais perto de 10 mil milhões de euros a mais em 2010, quando comparado com o ano anterior. Daquela lista de 500 empresas, 65 vivem exclusivamente dos mercados externos.
...
As 500 maiores empresas exportadoras conseguiram vender para os mercados internacionais perto de 10 mil milhões de euros a mais em 2010, quando comparado com o ano anterior. Segundo, o estudo elaborado pela empresa Coface Portugal às contas de 2010, estas empresas venderam além fronteiras um montante de 37,4 mil milhões de euros. Numa análise em termos das empresas com mais facturação, a liderança pertence à exportadora aérea TAP com mais de 1,92 mil milhões de euros, seguindo-se a Petrogal, Volkswagen, Wellax Food Logistics, Namisa Europe e a EDP. Estas seis empresas tiveram vendas globais para os mercados externos superiores a 9,3 mil milhões o que representam perto de 25% da facturação externa do total das 500 empresas."
.
E já agora, contem quantos trabalhadores têm estas seis empresas... pois...
.
.
.
.
BTW, foi o poder da blitzkrieg... a acção de milhares de anónimos no terreno limpou o sêbo a quem dependia do comando central:

2 comentários:

ZeManL disse...

Caro CCz
Não tive acesso ao estudo da Cofacem mas do texto da noticia destaco que :"500 empresas exportaram em 2010 37,4 mil milhões de euros"
Uma análise às empresas referenciadas, constacta-se que apenas três delas (Wellax, namisa e Arcelor) exportaram 3.9 mil milhões, ou seja, 10% do total das 500.
Acontece que estas três empresas estão sediadas na Madeira, utilizando o território apenas para efeitos fiscais, sem qualquer relevância para a economia nacional.
Posso imaginar que outras empresas em igualdade de circunstancias estejam integradas naquele grupo de 500, pelo que o "contentamento" com este desempenho deveria ser mais mitigado e melhor esclarecido.
Cumprimentos

CCz disse...

Caro ZeManL,
.
Reparou no título do postal?
.
O poder dos anónimos.
.
Viu o que fez? Identificou 3 empresas. Se as identificou, não são anónimas.
.
Repare no meu sublinhado, as 6 maiores empresas exportadoras só representam perto de 25% das exportações.
.
Repare como, depois, minimizo mesmo o impacto das 6 maiores perguntando "E já agora, contem quantos trabalhadores têm estas seis empresas, pois..."
.
Conclusão, o meu postal pretende salientar, destacar, sublinhar o poder das muitas empresas anónimas que, proporcionalmente, dão muito mais emprego e que representam no agregado, muito mais exportações.