sábado, novembro 26, 2011

Calimeros - não obrigado!

Há vários anos, desde uma formação que tive sobre "Inteligência Emocional", que escrevo aqui sobre o locus de controlo:

  • a culpa é do árbitro;
  • a culpa é dos chineses;
  • a culpa é dos estrangeiros;
  • a culpa é dos judeus;
  • a culpa é dos palestinianos;
  • ...
Quem tem o locus de controlo no exterior é um autêntico Calimero mimado que culpa tudo e todos pelos males que lhe acontecem.
.
Recentemente escrevi dois postais (parte I e parte II) onde relacionava o locus de controlo no interior com o optimismo e com a capacidade de criar oportunidades de negócio e um outro onde chamava a atenção para o papel das associações sectoriais para fugir a esse sentimento de dependência de outros e de acontecimentos que não podemos controlar.
.
Assim, este artigo "The No Whining Rule for Managers" não podiam passar despercebido no meu radar de interesses:
.
"Yet most managers don't utilize the "no whining" rule. Today it's easy to whine and deflect responsibility, because so much seems out of our control — the economy, regulatory requirements, technological changes, costs of raw materials, and many others. (Moi ici: Li isto, caro André, e lembrei-me do caso que me contou há dias... a culpa é do câmbio? Mas as exportações suíças estão a crescer?) Even inside organizations many managers feel disempowered by the complexity of matrix structures, slow decision-making, and extra layers of reporting.
...

5 comentários:

André disse...

O problema não é bem o câmbio é a sua extrema volatilidade (como você disse), e de toda a maneira o problema é que a Suiça vive sobretudo da exportação para o mercado europeu, ora o mercado europeu está como está e estar a mudar de mercado, quando muitas empresas já têm sucursais no estrangeiro para entender aos clientes...

Quanto às exportações suiças, ainda estão razoavelemente dinamicas, mas o crescimento não tem parado de diminuir (as importações diminuiram ainda mais felizemente). O que vale por enquanto é o forte crescimento da relojoaria, mas do lado das máquinas a coisa está mal. E nem estaria assim tão mal, lá está, se o franco não tinha valorizado tão depressa.

Unknown disse...

interessante, a lógica do Locus de Controle, mas como avançar se sempre que se muda a direcção da roda, verificar-se que a estrada que antes existia, pura e simplesmente, desapareceu!? e mesmo as que entretanto foram feitas, como solução para a ligação entre os pontos, terem sido dinamitadas.

CCz disse...

Caro André,

O meu ponto é, será que é só uma questão de câmbio?
.
Não se corre o risco de arrumar a discussão, o diagnóstico, demasiado cedo?
.
Recordar
http://balancedscorecard.blogspot.com/2010/11/culpa-nao-e-dos-asiaticos.html

CCz disse...

Caro António,

Quer precisar melhor a sua metáfora, por favor?

André disse...

A Suiça é o país da prudência :)