quarta-feira, outubro 12, 2011

eheh, os convidados dos Prós e Contras não são capazes de explicar isto (parte II)

Que paradigmas, que cortes epistemológicos, que desconstruções teriam de ser inventados pelos convidados do Prós e Contras para explicar isto?
.
"Portugal lidera crescimento da produção industrial na Zona Euro"
.
"Em Agosto, a produção industrial portuguesa subiu 8,2%. Foi o valor mais alto da Zona Euro, que, no seu conjunto, também surpreendeu os economistas com uma subida de 1,2%, a maior desde Janeiro. Dados que ajudam a atenuar os receios de que a recessão esteja de volta à Europa."

4 comentários:

Ricciardi disse...

... e que tal começar a fazer contas excluindo as, digamos, cinco maiores produtoras e exportadoras do país?

Só assim podemos saber se o crescimento advem de uma dinamica da economia como um todo ou se se trata apenas de mais Fords/Volkswgens e venda de refinados que desiqiuilibraram a balança positivamente.

Eu, pessoalmente, fico felicissimo quando vejo sectores da iniciativa privada portuguesa a crescer, tipo, o calçado, a agro-industria, a o textil, os moldes, a ceramica... mas quando vejo que estamos dependentes de uma ou duas multinacionais...

Ricciardi

Eduardo disse...

a dimensão da indústria é tão raquítica que qualquer espirro se traduz num aumento percentual espectacular; se um mendigo receber uma esmola de 5 num dia e no outro dia recebe uma esmola de 10 euros, o seu rendimento aumenta 100% ao dia!

CCz disse...

Caro Ricciardi:
.
Segundo se depreende de:
.
http://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=126913852&att_display=n&att_download=y
.
é muito mais do que automóveis e refinados.

CCz disse...

Caro Eduardo,
.
A dimensão pode ser raquítica mas a variação de que falamos é percentual e é interessante comparar essa evolução percentual cá e nos outros países europeus.