quinta-feira, novembro 04, 2010

Poupar não é Ganhar (parte II)

Um texto de João Duque a merecer reflexão "O orçamento de 2012".
.
Na sequência da série "O trapezista" gostava que alguém conseguisse fazer um desenho, um esquema, um mapa de como é que o nosso país pode sair da situação em que se encontra, seguindo o modelo que tem seguido e que nos trouxe até aqui.
.
Lembro-me tantas vezes do sr. Costa...

3 comentários:

Jonh disse...

Temos um enorme problema pela frente. Nunca vi ninguém conseguir ultrapassar um qualquer problema, seja na esfera pessoal ou profissional, sem que o problema seja diagnosticado. Os nossos políticos contiuam a não quererem admitir que este modelo está esgotado. A solidariedade da Segurança Social, mais tarde ou mais cedo, terá de dar lugar à capitalização.


No actual modelo, os activos contribuem numa proporcionalidade muito maior do que irão receber no futuro. O pior é que esta diferença irá cada vez mais alongar-se.

CCz disse...

John,

O default de Portugal, obrigará a fazer um reset desses direitos adquiridos todos.

Jonh disse...

Sim, claro. Mas eu não coloco em causa essa necessidade que mais cedo ou mais (mais cedo do que esperamos) irá acontecer. O que me estranha é que os responsáveis, que conhecem a situação, não tenham já feito reset do actual modelo. Quanto mais tarde se começar, mais vai doer.