sexta-feira, outubro 15, 2010

Também esta é uma "race-to-the-bottom" acarretada por um modelo falido

No DE de hoje Daniel Amaral escreve o artigo "O massacre" onde se pode ler:
.
"Mas o problema não acaba aqui. Admitamos que, em 2012 e 2013, o PIB vai decrescer em volume o que subir em preço, mantendo-se nominalmente idêntico ao de 2011. Para atingirmos os défices de 3% e 2% do PIB previstos, precisamos de mais €4,4 mil milhões. E o esforço de consolidação terá de ser ainda maior do que os anteriores. Que fazer? Vendemos os submarinos? Absorvemos mais fundos? Passamos a protectorado espanhol?
.
Até agora só falámos de défices. Mas há também uma dívida para gerir. No final de 2013, ela deverá rondar os 85% do PIB, €150 mil milhões, uma tragédia só em juros. Seria prudente ir alertando as pessoas para a inevitabilidade de mais PEC - os que forem necessários para trazer aquela dívida até aos 60%. O que nos espera tem um nome: massacre. Não me surpreenderia se, findo o processo, o país tivesse recuado 20 anos. Nos gastos e no resto..."
.
É recordar o postal recente "Fixes that fail..."
.
Também esta é uma "race-to-the-bottom" e, como Daniel Amaral remata o artigo: "Este modelo faliu."
.
Como é que estavam muitos países no final dos anos 70 do século passado? Como é que deram a volta? Não, não foi com mais impostos... foi com mais liberdade económica.

2 comentários:

Jonh disse...

Claro, mas nestas receitas que todos os dias são apresentadas, não emerge qualquer proposta para criar superávite. O objectivo é o défice de 3%, que mesmo assim tenho dúvidas que seja atingido.

Para diminuir a dívida ter défice de 3% não chega; é necessário ter superávite. Será quem nenhum economista descortina e explica isto aos portugueses?!

Pedro Soares disse...

Olá,

É só para repetir o último parágrafo:

"Como é que estavam muitos países no final dos anos 70 do século passado? Como é que deram a volta? Não, não foi com mais impostos... foi com mais liberdade económica."

Acho que isto resume a minha teoria pessoal. Aumento de produtividade por remoção de barreiras e burocracias ao progresso.

Se continuar assim, estamos condenados

PS Estou a entrar na fase do desanimo e da depressão