segunda-feira, junho 21, 2010

So Krugman's...

Há dias, no seu blogue, Krugman publicou um postal intitulado "That '30s feeling"
.

"As grandes obras públicas estão a revelar-se incapazes de diminuir o desemprego em Bragança, com os inscritos nos centros de emprego a aumentarem, apesar das necessidades de mão de obra serem suficientes para absorver todos os desempregados da região.

O distrito está transformado num estaleiro, com empreitadas em simultâneo de estradas e barragens que representam um investimento sem precedentes no Nordeste Transmontano superior a 1.500 milhões de euros, só na fase de construção."
.
Se não fosse trágico era uma excelente comédia...
.
Façamos contas de merceeiro:
.
Estipulemos que 50% dos desempregados são mulheres... alguém está à espera de ver, em Portugal, mulheres nas obras (além das licenciadas)?
.
Dos restantes 50% (homens) quantos é que vêm de empregos com trabalho ao ar livre (construção, agricultura, ...)? E quantos dos que vêm de empregos fabris, escritórios e serviços, estão preparados para morder o pó da terra?
.
Até parece que pensam que estamos nos anos 30 do século XX norte-americano em que exércitos de agricultores, expulsos das suas terras, habituados a trabalhar a terra estavam disponíveis.
.
Já agora, a propósito do texto de Krugman recordo este texto "Verdades inconvenientes???"
.
O emprego, tal como o lucro, é uma consequência, não um objectivo para o qual se trabalhe directamente.

1 comentário:

nuno disse...

A mão de obra que poderia trabalhar nesse sector, emigrou do distrito há já 3 ou 4 anos, primeiro para espanha e quando rebentou a construção em espanha emigraram todos para angola. O distrito perdeu em população real, fixa acima de 15% da população activa. E isso nota-se nas ruas, nas escolas... em todo o lado.