terça-feira, fevereiro 23, 2010

Ir ao fundo da questão

Há muitos anos vi este vídeo.

A mensagem era: perguntar "Porquê?" cinco vezes.
.
Ao perguntar sucessivamente "Porquê?" aproxima-mo-nos cada vez mais da causa-raiz.
.
A solução poderia ter ficado por:
  • contratar caçadores para matar os pássaros;
  • contratar aplicadores de insecticida para matar as aranhas.

2 comentários:

Peliteiro disse...

Se calhar até já o fez - sou leitor recente deste excelente blogue -, mas fazia falta era uma lista de livros recomendados, de bíblias, de GQ e de BS, para a malta melhorar continuamente.
Obrigado e Cumprimentos

CCz disse...

Entre 1992 e 2002 fui sócio da portuguesa APQ e da americana ASQ. Nesses 10 anos as minhas leituras e reflexões foram, sobretudo, sobre a Gestão da Qualidade.
.
Durante esses 10 anos cresci muito, e agradeço a essas organizações a ajuda que me deram. No entanto, em Março de 2001, no final de uma conferência "ISO 9000 - ISO 14000 Conferences", organizada pela ASQ na cidade de Reno nos Estados Unidos, fiquei enterrado na cadeira mergulhado nos meus pensamentos... eu tinha crescido, cada vez mais achava que tudo aquilo era uma treta se não se tivesse em conta a gestão, a estratégia, os resultados, o negócio... e ninguém falava desses temas.
.
Apercebi-me, talvez injustamente, que as associações como a APQ e ASQ começaram por ser organizações de profissionais para profissionais e passaram a ser organizações de funcionários para vender serviços a profissionais...
.
Entretanto, desde sempre, e basta ver que no blogue chamo a Peter Drucker o homem que mudou a minha vida profissional, o bichinho da gestão foi-se desenvolvendo e hoje ocupa quase tudo o que estudo e faço profissionalmente.
.
Este blogue começou por ser, e em grande parte ainda o é, uma espécie de memória das minhas reflexões e leituras. Tem uma grande vantagem para rapidamente pesquisar um tema, um livro, um artigo, um autor. Assim, volta e meia, escrevo postais sobre trechos de leitura dos livros e artigos que vou lendo por exemplo aqui: http://balancedscorecard.blogspot.com/2007/01/made-to-stick.html
.
Relativamente a 2009 estou em falta, por que ainda não fiz a transferência física dos livros que fui lendo no ano passado, mas desde 2006 que faço esse balanço anual:
.
2006 http://balancedscorecard.blogspot.com/2006/12/leituras-de-2006.html
.
2007 http://balancedscorecard.blogspot.com/2007/12/leituras-de-2007.html
.
2008
http://balancedscorecard.blogspot.com/2009/01/leituras-de-2008.html
.