quarta-feira, janeiro 27, 2010

O mundo das auditorias da qualidade está louco (parte III)

Amigo, consultor, se vos contasse ao pormenor como ganha a vida como consultor... não acreditavam, ocupa grande parte do seu tempo a remediar, a recuperar, a transformar sistemas de gestão da qualidade certificados. Reparem, para as empresas certificadoras os sistemas estão OK, mas alguns gestores de empresas fartam-se de ter um sistema de gestão da treta e querem algo melhor... não, já não é um nicho de mercado, é bem mais do que isso.
.
Voltando ao tema, amigo consultor telefonou-me a contar mais uma peripécia de auditoria de empresa certificadora.
.
No início da auditoria o auditor informou a empresa que iria receber alguns telefonemas. Pois bem, durante a auditoria, o auditor era constantemente contactado por telefone, por uma empresa onde era consultor externo e que estava a ser auditada por outra empresa certificadora. O auditor interrompia a auditoria para aconselhar as respostas e esclarecer as dúvidas dos seus clientes como consultor. A certa altura, os ânimos exaltam-se e o auditor pede, sempre ao telefone, para falar directamente com o auditor que estava a auditar a empresa onde era consultor.
.
Surreal....
.
Paradigmático da balda e descontrolo em que está o mundo das auditorias das empresas certificadoras.
.
Só publico esta estória por que o tal amigo mo pediu. Por que as estórias são tantas que um outro parceiro de francesinhas já levantou a hipótese de se escrever um livro de anedotas e tragédias sobre as peripécias deste tipo dos sistemas da qualidade certificados.
.
BTW, há mesmo consultores que não sabem distinguir processo de procedimento. Assim, criam documento a que chamam "processo-procedimento" (sic)

2 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico, e a questão do livro também.
Seguiamos aquela ideologia da série de livros para totós...
SGQ sem nexo para Totós, ou ainda, SGQ para quê descomplicar? .-)

lookingforjohn disse...

Ainda há-de vir o tempo em que vamos ver um auditor auditar várias empresas ao mesmo tempo - como já é possível verificar no caso de alguns formadores e consultores (duck, podes conferir aí na empresa analisando o CV daquele consultor que adormecia enquanto entrevistava os funcionários).