quarta-feira, outubro 28, 2009

Duas perguntas

A propósito deste artigo no Diário Económico "TGV não é apenas TGV":
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"3. Vamos de comboio para onde? Para o centro da Europa não, mas para Espanha tudo indica que sim. A ferrovia - mostram os números franceses - é quase imbatível em viagens abaixo das 2h30 pela facilidade de uso, rapidez "centro de cidade a centro de cidade" e, no futuro, menor peso de emissões de CO2. E é esta a diferença: alguns países da Europa podem querer ou não ter comboios mais rápidos. Mas para os dois países ibéricos joga-se a questão da compatibilidade ferroviária de passageiros e mercadorias entre si e com a UE."
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Duas perguntas:
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  • Onde estão localizadas a grande maioria das empresas exportadoras portuguesas? Estão situadas a quantos km de Lisboa? Fazem 350 km de camião para depois seguirem para Espanha? Acham isto razoável?
  • E as mercadorias nos estudos franceses referidos circulam a que velocidade? Qual o custo m3/km em função da velocidade?

1 comentário:

lookingforjohn disse...

Quando o TGV estiver em pleno, vamos descobrir, com surpresa, que, eventualmente, teremos ficado mais perto ("da Europa"), ou um pouco mais perto, mas continuaremos a ser os mais distantes (claramente, que a geografia não mente).
Vai ser giro, penso eu de que...

(aranha)

P.S.: Pedro Passos Coelho esteve bem sobre o TGV, esta noite, na Sic Noticias.