sábado, julho 11, 2009

Estratégias puras e híbridas - opções!

Retomando o tema do ano passado (sim eu sei aranha e duck...)
.
"Thornhill and White (2007) found that firms with a one-sided focus on either cost leadership or differentiation outperformed firms with mixed strategies in terms of short-term operating margin. They also found that despite pure strategies’observable performance benefits, the vast majority of firms occupy strategic space’s middle ground. The explanation was found in a follow-up study (Thornhill et al., 2007): Although pure players are more profitable, they also have higher risks and higher exit rates. The authors conclude that a middle position may be a rational choice that reflects firms’ preference for growth and survival rather than short-term profit maximization."
.
Este trecho retirado de "Organizational Ambidexterity: Antecedents, Outcomes, and Moderators" de Sebastian Raisch e Julian Birkinshaw no Journal of Management em Março de 2008.
.
O que é preferível para uma sociedade:
  • Empresas mais rentáveis que seguem estratégias puras e que têm uma duração média de vida mais curta?
  • Ou, empresas menos rentáveis que seguem estratégias híbridas e que têm uma duração média de vida mais longa?

Claro que a primeira opção implica uma sociedade mais móvel em que o fecho e o arranque de empresas é muito mais frequente e fácil.

7 comentários:

Jo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jo disse...

Já sabe :)
Em relação à questão do Post...penso que a sociedade necessita de empresas menos rentáveis mas com duração média mais longa...pelo menos assim o "chão da fábrica" pode durante mais tempo assegurar o seu fantástico salário minimo.
Empresas mais rentáveis só são vantajosas para meia dúzia de gurus...o preto ganha na mesma o seu ordenado mínimo mas por menos tempo...mais estabilidade, penso eu

lookingforjohn disse...

Intro: quanto à referência ao aranha e ao duck, ocorre-me apenas: hmmm... "tomás"... hmmm hmmmmmmm hmmmm; ou então esta: "acordei cheio de sede."

A pergunta no post: quanto à duração das empresas, só consigo analisar em termos de unidade, não de média. E, assim, diria que uma empresa quererá durar menos mas ser mais rentável, e a sociedade quererá mais empresas destas a despontar em permanência.

(aracnix)

CCz disse...

O comentário do duck magoa.
.
Traduz uma realidade... a tal que me leva a ter saudades do comunismo soviético:
.
http://balancedscorecard.blogspot.com/2009/06/o-medo-do-comunismo-sovietico-parte-i.html

CCz disse...

Aranha,
O pão de cereais era muito bom mesmo.

lookingforjohn disse...

Hoje ouvi uma entrevista espectacular na Antena 1, às 13h45, com um senhor que é presidente da liga dos chineses, sr. Y Ping Show, em que ele fazia alguns comentários muito... "desconcertantemente simples" sobre a visão ocidental das coisas, incluindo o "direito humano".
Entre elas, que em Portugal faltaria autoridade... (e não se pense que apelava a excessos, ficou bem demonstrado que não era o caso).
Não sei se faço bem a ponte, até pq é tarde, estou cansado, vou escrever pouco...
Mas vem isto a propósito do coment do duck... É que eu vi o que deveria ser, parece-me. Mas ele viu o que já é, e que tende para continuar a ser...

lookingforjohn disse...

yes, yes, e digo mais, é bom e faz bem, também!...

Entretanto, deixei duas sugestões nossas:
* que perguntem aos clientes se preferem as batatas juntas ou à parte
* que considerem outra forma de aquecer o molho, para que não seque tão rápido...

P.S.: era o que faltava neste blog, comentários a francesinhas... hehehe