terça-feira, março 10, 2009

Medina Carreira na SIC

1 comentário:

lookingforjohn disse...

Bem, esta meia-hora, que por acaso vi em directo mas estive agora a rever, dava para duas horas de comentários.
Vou sintetizar nestes:

1ª Parte

1. Precisava-se de mais pessoas a exibir este mesmo discurso, todos os dias
2. Este discurso é importante, e útil, e real, mas é catastrófico
3. Precisava-se, depois, de pessoas que acreditassem neste discurso, que o levassem a sério, e que lhe juntassem uma dose de força e vontade de construir uma mudança
4. Teríamos a junção do pragmatismo com a energia da mudança assente nos factos
5. Teríamos, em suma, o terreno bem definido, mas daríamos passos, não nos limitaríamos a vê-lo e a defini-lo

2ª Parte

Há alguns dias, num programa da SI em que se debatia a derrapagem do aeroporto Francisco Sá Carneiro, o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro dizia que as derrapagens acontecem porque: (opções)
a) Incompetência
b) Negligência
c) Má Fé
Estou de acordo, mas na altura lembrei-me logo duma alternativa a estas 3 opções, e que é a seguinte: as derrapagens acontecem porque É NORMAL!
Medina Carreira faz-me sempre concluir isto mesmo, e é um comentário que venho repetindo não só aqui no blog como noutros ambientes: vive-se hoje uma "normalidade" que é absurda, enlouquecedora até. Tudo é normal. E a prova de que é normal é que, como tudo o que é normal, tudo passa despercebido, não faz noticia, ou melhor, faz mas logo passa, e logo vem outra, e depois outra, e depois outra... Mas a noticia seguinte já apaga o impacto da anterior... e isto asfixia, manipula e conduz as pessoas, o pensamento colectivo...
Não é absurdo que em pleno apogeu do alarmismo mediático em torno da crise se continue a desbaratar dinheiro de forma selvagem?!!

Mas está tudo doido???

E será normal que as pessoas continuem a querer gastar como até aqui e que entendam que o Estado, essa entidade divina que tem umas árvores que dão o famoso fruto-dinheiro, lhes continue a financiar esse gasto???!!!

3ª Parte

Citação de Tonibler, em 2-fev-2009: (http://tonibler.blogspot.com/2009_02_01_archive.html)

"É só gajos competentes

Os gajos dos jornais de economia são muito bons a gerir empresas directamente ali da cadeirinha do estúdio no telejornal. Tal como os comentadores de futebol são muito bons a treinar equipas, e o Nuno Rogeiro é muito bom a presidir a países, como nos joguinhos sociais.
Os incompetentes estão todos ou à frente das empresas, ou das equipas de futebol ou dos países."

4ª Parte

Momentos zen da entrevista a Medina carreira:
1. Todas as interrupções de MC a Mário Crespo
2. A resposta a propósito de poder ele mesmo criar um partido
3. A resposta a propósito da dificuldade de Mário Crespo em conseguir realizar entrevistas de uma hora em vez de meia...

(desculpas pela extensão - aranha)