domingo, outubro 12, 2008

Que futuro?

Em Julho passado, utilizei esta figura, no postal "Não há almoços grátis: Há que optar ", para resumir as principais conclusões do artigo "No Free Lunch: How Strategic Position Relates to Profitability and Failure" de Stewart Thornhill, Roderick White e Michael Raynor.
.
Também em Julho passado, neste postal “Estratégias puras ou híbridas (parte I)” e neste outro “Estratégias puras ou híbridas (parte II)” fiz referência ao artigo “Strategic Purity: A Multi-Industry Evaluation of Pure vs. Hybrid Business Strategies”, publicado no Strategic Management Journal (2007, pp. 553-561) da autoria de Stewart Thornhil e Roderick White.
.
Thornhill e White focam sobretudo a relação entre pureza estratégica e rentabilidade: as empresas que seguem estratégias puras têm uma rentabilidade superior à das empresas híbridas que seguem estratégias de meio-termo. Contudo, as estratégias puras estão associadas a mais risco e maior taxa de mortalidade dos negócios.
.
Perante os sobressaltos a que temos assistido no mundo financeiro, podemos equacionar uma hipótese de trabalho sobre o panorama futuro onde as empresas, os estados e as famílias se irão movimentar. Consideremos o efeito do crédito:
.
A "disponibilidade de capital barato para investir" será tanto maior (+), quanto maior o grau de facilidade de obtenção de crédito e, quanto menor (-) as taxas de juro a que esse crédito é concedido.
.
Quanto maior (+) a "disponibilidade de capital barato para investir", menor (-) será a rentabilidade necessária para o break-even de um investimento.
.
Assim, num mundo com break-even mais reduzidos, as empresas podem apostar em estratégias híbridas menos arriscadas (menores taxas de mortalidade), mas com menores taxas de rentabilidade.
.
Pelo contrário, se o crédito se tornar mais escasso e com taxas de juro superiores, as empresas terão de apostar em estratégias com um maior grau de pureza, risco e taxas de mortalidade mais elevadas, mas taxas de rentabilidade mais atractivas.
.
Até que ponto a "disponibilidade de capital barato para investir" seguirá de forma sustentada no futuro o sinal + ou o sinal - ?
.
Se o sinal for - é bom que as empresas formulem e executem estratégias que visem maiores taxas de rentabilidade, ou seja, estratégias puras que implicam: melhor definição de quem são os clientes-alvo; de qual é a proposta de valor; de qual é a vantagem competitiva, de qual é o valor criado; de qual é a estratégia a seguir e de como assegurar a sua implementação.
.
Sair fora do corpo e reframing, reframing e reframing. Se voltarmos aos montes e vales das business landscape e fittness landscapes de Kauffman, Ghemawat, os modelos de Lindgren e Beinhocker é fácil imaginar n negócios que estavam no topo de um pico e que se estão a afundar perigosamente até ao nível dos vales onde a neblina envenenada elimina os concorrentes menos afortunados.
.
Alguns elementos para a reflexão:

6 comentários:

CCz disse...

"The company, which has expanded rapidly through debt-fuelled acquisitions, is understood to be looking at disposing of a number of businesses in the US, according to people familiar with its plans"
...
"Ineos’ expansion has been largely funded by debt with Ratcliffe using a private equity model to grow his business, without having to resort to private equity funds. However, with the financial markets in crisis and the money markets frozen, Ineos has been expected to slow down its growth through acquisitions"
.
http://www.telegraph.co.uk/finance/newsbysector/industry/3180337/Chemical-group-Ineos-to-sell-assets-as-catalyst-to-reduce-debt-burden.html
.
Será uma andorinha ou a Primavera?

CCz disse...

Cortinas de fumo!
.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1345747&idCanal=12

CCz disse...

"Trois quarts des PME déjà fragilisées par la crise"
.
http://www.lefigaro.fr/economie/2008/10/09/04001-20081009ARTFIG00600-trois-quarts-des-pme-deja-fragilisees-par-la-crise-.php

CCz disse...

O futuro do outsourcing

http://www.economist.com/business/displaystory.cfm?story_id=12376813

CCz disse...

As falências na China

http://www.economist.com/business/displaystory.cfm?story_id=12380989

CCz disse...

As falências nos States

http://www.economist.com/business/displaystory.cfm?story_id=12380997