sábado, outubro 04, 2008

Procrastinação

Descobri esta palavra a meio da década de noventa do século passado, quando a responsável da qualidade de uma empresa, pôs a mão na consciência e reconheceu que a sua organização apostava padecia fortemente deste mal.
.
O último livro de John Kotter "A sense of urgency" é também sobre isto:
.
"Back-to-back meetings, an exploding e-mail inbox, an ever-longer working day and almost permanent jet lag – this is the familiar world of today’s frenetically busy executive.But now a distinguished author says that what so many of us really lack is a sense of urgency. Is this guy for real?
.
He is. John Kotter, emeritus professor at Harvard Business School, has a clear and simple message."
.
What most of us think of as urgency, as busy-ness, is not actually making things any better. This false urgency is stressful, exhausting and unproductive."
.
Procrastinação não é preguiça, não é ócio... é optar por ocupar o tempo com outras tarefas menos importantes, em vez de realizar o que é fundamental.
.
É por causa da proscratinação que só na véspera do fim temporal de um compromisso é que as pessoas fazem, a correr, o que poderiam ter feito com calma, com planeamento ao longo de 30 dias.
.
Encontrei na internet este podcast da TSF sobre a "Procrastinação".
.
O segundo bloco do programa seria muito útil para muita gente: distractores, objectivos proximais, objectivos distais... "eu tenho que dividir o tempo que medeia e o número de tarefas que eu tenho que fazer para realizar, para atingir aquela meta. Eu devo fatiar os objectivos distais em objectivos proximais, em tarefas muito concretas. Para quê? Por que essas são muito mais tangíveis, são muito mais próximas, de modo que eu possa lidar com elas..."
.
"Estudar não é um objectivo... é uma boa intenção"
"Nós precisamos de indicadores concretos!"
.
O acrónimo CRAVA = Concreto + Realista + AVAliável
.
IMHO, Pedro Rosário, professor e investigador da Universidade do Minho, tem uma oportunidade de negócio espectacular num país como Portugal.
.
Adiamos por tudo e por nada!

Vale a pena ouvir o podcast aqui.

3 comentários:

CCz disse...

http://www.bbc.co.uk/news/magazine-19396204?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

CCz disse...

http://www.bbc.co.uk/news/magazine-19389707

CCz disse...

http://qz.com/71718/the-complete-guide-to-procrastinating-at-work/