terça-feira, julho 29, 2008

Inovação e Serviço

Através do blogue Bússola tive conhecimento de mais um campeão escondido, uma PME que apostou na inovação, na liderança do produto e no serviço à medida.
.
"Uma empresa de Vila do Conde a “Caiaques Nelo”, fundada por Manuel Ramos, o primeiro campeão português de canoagem, fabrica artesanalmente cerca de 3.000 barcos por ano, sendo a principal fornecedora de caiaques para as selecções olímpicas que estarão em Tóquio nas próximas Olimpíadas. A empresa de Mosteiró fornece mais de 70 Países diferentes e espera ganhar com os seus barcos artesanais cerca de 70% das medalhas que estarão em disputa nestes Jogos Olímpicos;"
.
"Podem não ter um nome muito ortodoxo, mas os caiaques Nelo são mesmo do melhor que há no mundo no domínio da alta competição no que à modalidade da canoagem diz respeito. Manuel Ramos, o Nelo, antigo campeão português de canoagem, com queda para os trabalhos manuais, não teve outro remédio. No final dos anos setenta, o mercado português de produção de caiaques não existia e o seu próprio barco nasceu da sua inspiração. O seu e os de muitos outros praticantes. Estava dado o mote para aquilo que viria ser a Mar Kayaks, hoje produtora de 1.500 caiaques por ano, distribuídos por dois tipos de clientes bem diferenciados: os atletas de alta competição, a nata dos clientes, e os praticantes de canoagem por puro lazer." Aqui.
.
Endereço da empresa aqui.
.
Faz-me lembrar uma história, um exemplo que Peter Drucker descreveu, e que li há mais de 15 anos, sobre dois irmãos suiços(?), que tinham uma fábrica de calçado. Um foi como voluntário combater na I Guerra Mundial, o outro ficou a gerir a fábrica.
.
O irmão que foi combater usava as botas da empresa nas trincheiras e escrevia para casa, dando sugestões de utilizador em primeira mão para que o irmão aperfeiçoasse as botas, assim nasceu uma marca de calçado de montanha de categoria topo de gama e conhecido em todo o ecossistema de escalada, montanhismo e caminhada.
.
Jugo que foi o mesmo tipo de experiência em primeira mão que está por detrás desse outro campeão escondido português chamado Polisport, por exemplo.

3 comentários:

Jose Silva disse...

Caro Carlos,

Mais campeões escondidos aqui:

http://norteamos.blogspot.com/2007/05/o-norte-e-centro-exportam-lisboa-no.html

Já agora pesquise no google por Alert, Finantech, NDrive, I2S, JP Sá Couto, 7Graus, Aeiou, Iportal+, InfoPortugal, Sistrade, Enabler, Mobicomp, Primavera. Vai reparar que a Norte há neste momento um pequeno Silicon Valley que produz valor acrescentado, exporta, internacionaliza, que lida com a economia do conhecimento e que tem dificuldade em recrutar colaboradores (http://tek.sapo.pt/4P0/819747.html).

Diga isso aos seus amigos do VidaEconómica.

CCz disse...

Caro José,
.
Hei-de pegar no endereço que sugere. Um abraço.

CCz disse...

http://www.destakes.com/redir/e53331175c56493779ec23502fb702e4?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter