sábado, março 01, 2008

A resistência à mudança

Há uns anos trabalhei com algumas organizações no desenvolvimento da "Metodologia Juran" de melhoria da qualidade.

A "Metodologia Juran" era composta por seis passos:
  1. Identificação de projectos
  2. Definição do projecto
  3. Diagnóstico da causa
  4. Solução da causa
  5. Manutenção dos resultados obtidos
  6. Repetição de resultados e proposta de novos projectos
O quarto passo, por sua vez, desdobrava-se numa série de sub-passos:
4.1 Avaliação de alternativas
4.2 Formulação da solução
4.3 Concepção do sistema de controlo
4.4 Tratamento da resistência
4.5 Teste da validade
4.6 Implementação

Aqui e agora interessa-me o sub-passo "4.4 Tratamento da resistência"
Quantas boas soluções falham por causa da resistência à mudança?
É tão fácil partir as pernas a uma boa solução!
Só que as boas soluções não existem num limbo asséptico, têm de ser enquadradas num universo, num contexto repleto de carga emocional.

Por que existe a resistência à mudança?
Juran dava algumas sugestões:
  • falta de boa vontade para quebrar a rotina diária;
  • necessidade, para alguns, de adquirir novas competências e conhecimentos;
  • falta de boa vontade para adoptar uma solução "não idealizada por nós, ou pelos nossos";
  • fracasso em reconhecer a existência do problema;
  • fracasso das soluções anteriores;
  • os custos associados.
Esta introdução vem na sequência de uma troca de comentários, lá para baixo no blogue, sobre a qualidade dos nossos empresários. Essa troca terminou quando em resposta a esta transcrição:

"Na sequência da nossa troca de opiniões, não resisto a transcrever-lhe uma passagem do livro “os mitos da economia portuguesa” de Álvaro Santos Pereira que diz, à pagina 95, o seguinte :
--
“O que isto quer dizer é que nem só o Estado tem culpa pela baixa produtividade nacional. As nossas empresas e gestores também devem ser responsabilizados pelas suas gritantes deficiências organizacionais e insuficiências ao nível da inovação. Isso mesmo foi confirmado por um estudo recente da insuspeita firma consultora McKinsey realizado junto de 4000 empresas europeias, asiáticas e norte-americanas, no qual se conclui que os nossos gestores são dos piores do mundo desenvolvido. Nomeadamente, quando comparados com os seus pares a nível internacional, os nossos gestores estão mal preparados e registam várias insuficiências organizativas. A falta de planeamento atempado, a falta de implementação de processos organizativos e deficiências de liderança são algumas das falhas apontadas aos nossos gestores. Portugal é também um dos países do mundo cujas diferenças na qualidade de gestão entre as empresas nacionais e multinacionais são mais notórias. Isto é, se pudéssemos, deveriamos exportar a grande maioria dos nossos gestores, ou, pelo menos, mandá-los reciclar em estágios e cursos internacionais. E não estou a ser irónico. Afinal, Belmiro de Azevedo é Belmiro de Azevedo e, mesmo assim, todos os anos costuma passar umas semanas no estrangeiro para ouvir e aprender as técnicas mais recentes da gestão a nível internacional.”"

Respondi desta forma, talvez pouco feliz:

"Mas a realidade é que essas tais empresas e esses tais gestores, estão no terreno, dão a cara, vão à luta.
---
Com todos os seus conhecimentos, quantos empregos criou Álvaro Santos Pereira?
---
E se os nossos gestores são os piores do mundo desenvolvido, por que é que não aparecem mais craques para lhes comerem as papas em cima da cabeça?"

Julgo que o relatório de que fala Álvaro Santos Pereira é este de Novembro de 2007.

Como se pode ler neste relatório, ou neste outro mais antigo é claro e transparente o peso, a influência tremenda da qualidade da gestão no desempenho de uma organização (as figuras 5 e 6 são eloquentes e a figura 4 é ...)
--
Uma passagem que quero sublinhar é esta:
---
“Good management appears to be so strongly linked with good performance that it might be reasonable to expect all firms to make better practices a priority. … Yet many firms are still poorly managed.
--
To examine possible causes of this disconnect, the latest round of research sought to evaluate companies’ perception of their own performance. …
--
… It suggests to us that the majority of firms are making no attempt to compare their own management behaviour with accepted practices or even with that of other firms in their sector. As a consequence, many organizations are probably missing out on an opportu­nity for significant improvement because they simply do not recognize that their own management practices are so poor.”
---
Ou seja, uma das fontes da resistência à mudança, segundo Juran, está viva e de boa saúde: "fracasso em reconhecer a existência do problema"
---
Juran não propõe que a resistência à mudança seja tratada do alto da burra, vamos fazer o quê, nacionalizar 400 mil empresas? Expulsar esses empresários? Exportá-los?
---
Esse tipo de linguagem não resolve nada!
Não adianta aparecerem uns iluminados, uns profetas que vêm trazer a Verdade a quem nem sabe que precisa dela.
---
Proponho antes que se mostrem exemplos de quem mudou e como mudou, para que a necessidade de mudar não seja imposta do exterior, mas seja um chamamento interior.
---
Conheço várias empresas em que os seus quadros, descontentes com a gestão "atrasada" saíram e montaram a sua própria empresa que acabou por limpar o sêbo à empresa mais antiga!
Conheço vários casos em que empresas geridas por licenciados, perdem por causa da sua arrogância, abrindo caminho para empresas mais humildes geridas por empresários à moda antiga que instintivamente estão mais próximos dos clientes.
Cada caso é um caso.

1 comentário:

Alvaro Santos Pereira disse...

Caro Carlos Pereira da Cruz,

Obrigado pela citação e por discutir o meu livro "Os Mitos da Economia Portuguesa".

Gostaria somente de acrescentar duas coisas. Primeiro, eu não digo que os empresários nacionais são "os" piores do mundo desenvolvido, mas sim "dos" piores, segundo esse relatório, bem como outros indicadores de organizações internacionais.

Segundo, mesmo assim, a minha intenção não foi criticar por criticar. Pelo contrário.

O que eu queria alertar no livro é que é fácil apontar o dedo ao Estado pelo mal-estar nacional. O Estado é ineficiente, é demasiado burocrático e é pouco produtivo. Deste modo, o Estado é em parte responsável pela fraca produtividade do nosso sector dos serviços.
No entanto, o Estado não é o único culpado. A baixa produtividade dos nossos serviços deve-se também aos outros que trabalham nesse sector, incluindo gestores, professores, e trabalhadores.

Digo isto não para ser negativo ou para criticar pelo simples prazer de criticar. Aliás, se ler o meu livro verá que a mensagem central é bem mais positiva do que os reclamadores profissionais da nossa praça.
Afirmo isto não por ser um "iluminado" (que certamente não sou), mas sim para fazer um apelo à mudança, um apelo ao crescimento do nível do empreendorismo no nosso país. Ora, se as nossas empresas (em média) se vão tornar mais competitivas e produtivas, não há dúvidas que o principal papel para tal mudança cabe aos gestores e aos trabalhadores, não a "iluminados" da academia universitária...

É nesse sentido que eu afirmei que devíamos "exportar os nossos gestores", que não era mais do que uma analogia para advogar uma maior reciclagem das nossas técnicas de gestão e das nossas práticas organizativas.

Dito isto, concordo inteiramente consigo sobre a necessidade de mudança das nossas práticas organizativas. As empresas e os gestores que o têm feito têm sucedido nos mercados nacionais e internacionais. Quem continua arreigado a práticas antigas e bolorentas arrisca-se a ficar remetido à irrelevância no mundo actual.

Melhores cumprimentos,

Alvaro Santos Pereira