sábado, setembro 15, 2007

Como é que uma empresa sincera pode usar estes fora?

Na sequência de uma pesquisa no Google, sobre a evolução do mercado de pneus, fui encaminhado para este forum sobre pneus "Marcas de pneus fatelas".

Comecei a ler a sequência de mensagens com um misto de curiosidade e de superioridade intelectual (tem algum jeito discutir marcas de pneus fatelas!!!).

Confesso que a conversa me cativou o suficiente, para ver toda a primeira página, e concluir que estava perante algo de útil... dezenas e dezenas de experiências, contadas em primeira mão ou quase.

Como é que uma empresa sincera e honesta pode usar uma ferramenta como esta?
Com discurso publicitário não, nem pensar, os participantes descobririam, mais tarde ou mais cedo e seria pior a emenda que o soneto.
Com discurso factual informativo? Talvez. Como aquele interveniente que explica que todos os pneus recauchutados fazem ruído acima dos 100 km/h (não sei se é verdade, só repito o que li).
Identificando-se ou mantendo o anonimato?
De certeza que já alguém escreveu algures sobre estes dilemas, mas não conheço.

Mas está aqui um veículo de comunicação interessante.

3 comentários:

Anónimo disse...

"Como é que uma empresa sincera e honesta pode usar uma ferramenta como esta?"
Lá nas minhas aulas de Marketing lembro-me dum professor apresentar exemplos de empresas que intervêm nestes fóruns de forma anónima para recolher e difundir informação...
Quanto a práticas sinceras e honestas, não ouvi nada... mas também tenho dificuldades em descortinar solução. É que, como diz, ao menor indício de presença duma marca no fórum logo os participantes entrariam em estado de alerta geral e em previsivel debandada...

CCz disse...

A recolha de informação parece-me algo fácil e sem problemas. Mas talvez seja pouco.

Anónimo disse...

Existe o problema da representatividade da informação recolhida. Os homens dos estudos de mercado desprezariam esta ferramenta, eu acho...