domingo, março 25, 2007

Coisas que a minha mente não consegue encaixar

Estava uma garrafa de Coca-Cola light sobre a mesa, olhei para o rótulo com olhos de ver.

Reparei na tira vermelha com letras brancas "MENOS DE 1 CALORIA*"...



Viram o que eu vi? Não houve nada que vos tenha despertado os sentidos?


A mim aquele " * " fez-me cá uma comichão.



Fui à procura da legenda do asterisco e encontro isto:
"SEM AÇÚCAR"
"MENOS DE 1 Caloria*"
* Por 100 ml (Cal = kcal)

Aquele último parágrafo não regula bem!!! Cal = kcal, onde????
Qualquer livro de física dirá que 1 kcal = 1000 cal. Será truque de advogado argumentar que Cal (maiúscula) = 1000 cal (minúscula)?
Depois na tabela da informação nutricional repõe-se a minha lógica, por 100 ml, o valor energético é de 0,2 kcal.
Ou seja, por 100 ml temos 200 cal, e não menos de 1 cal, como afirma o rótulo.
Onde é que o meu raciocínio está a falhar? Será que estou a ver bem?

3 comentários:

JoaoMiranda disse...

A Wikipédia explica:

http://en.wikipedia.org/wiki/Calorie

CCz disse...

Obrigado já percebi.

Concluo que a etiqueta da Coca-ColA light para a Europa, ou para Portugal está incorrecta!

Apresentam no rótulo uma afirmação que na Europa não é válida.
Engraçado, tantos anos de termodinâmica enunca me lembro de ter apanhado essa do Cal = Kcal.

Foi por essas que a NASA espatifou a sonda em Marte.

Anónimo disse...

Bom dia!

Ainda agora vi o rótulo da coca cola light que tenho no frigorifíco e o rótulo está certo!
De qualquer forma, o que me interessa é a bebida! Adoro coca-cola, sou fã!

E a nova imagem da Coca-Cola está muito louca (www.cocacola.pt). Pra quem ainda não viu o novo anúncio de TV deles (espectacular), ele está lá pra ver e rever. É linnnnndoooo!!! - passo a publicidade, como se precisassem... lol

Fiquem bem!
Cat